sexta-feira, 29 de junho de 2012

uma homenagem a luiz gonzaga o eterno poeta do nordeste



luiz gonzaga nas nesceu em exu, Pernambuco, em 13 de dezembro de 1912. Foi um compositor popular. Aprendeu a ter gosto pela música ouvindo as apresentações de músicos nordestinos em feiras e em festas religiosas. Quando migrou para o sul, fez de tudo um pouco, inclusive tocar em bares de beira de cais. Mas foi exatamente aí que ouviu um cabra lhe dizer para começar a tocar aquelas músicas boas do distante nordeste. Pensando nisso compôs dois chamegos: "Pés de Serra" e "Vira e Mexe". Sabendo que o rádio era o melhor vínculo de divulgação musical daquela época (corria o ano de 1941) resolveu participar do concurso de calouros de Ary Barroso onde solou sua música “ Vira e Mexe” e ganhou o primeiro prêmio. Isso abriu caminho para que pudesse vir a ser contratado pela emissora Nacional.
No decorrer destes vários anos, Luiz Gonzaga foi simbolizando o que melhor se tem da música nordestina. Ele foi o primeiro músico assumir a nordestinidade representada pela a sanfona e pelo chapéu de couro. Cantou as dores e os amores de um povo que ainda não tinha voz.




Apelo a Gonzaga
Apelo a Gonzaga

Retorna, Rei, no voo da "Aza Branca"
Planta outra vez teu canto neste chão
Desce num raio feito de baião
Com tua arte genuína e franca

Volta, Rei Lua, e fica no sertão
E o sofrimento desse povo estanca
Corre esse mundo inteiro e alavanca
O valor que o Nordeste tem na mão

Retorna, Lula, que o Exu te aguarda
Veste o gibão, ostenha tua farda
Faz da sanfona cetro e do chapéu

Tua coroa, Rei da minha gente
Fica de vez que Deus vai certamente
Seguir teu rastro e se mudar do céu!





fontes:http://www.luizluagonzaga.mus.br e http://www.mpbnet.com.br

3 comentários:

  1. Conheci Luiz Gonzaga através do meu pai que sempre gostou das músicas de suas raizes, e fez questão de nos passar esse estilo de música popular brasileira, o forro do Luiz Gonzaga marcante até hoje. Pessoa que faz historia e eternizam momentos.

    ResponderExcluir
  2. pra mim luiz ainda continua vivo,mostrou o nordeste para o brasil vai ficar para sempre na memória dos nordestinos sendo lembrado de geraçao a geraçao....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...